Segunda maior Feira a céu aberto do Brasil acontece de 18 a 28 de junho com intensa programação cultural. Investimento para realização ultrapassa R$ 2 milhões
É bem ali na praça central em frente ao teatro histórico no centro da efervescência cultural passada que se instalará a 9ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, a segunda maior feira a céu aberto do Brasil e uma das principais do mundo. E é neste universo de cultura e informação que a cidade receberá aproximadamente 400 eventos envolvendo escritores, artistas, cantores e expositores, além de sessões de cinema na praça, tudo gratuitamente.
Serão mais de 100 escritores que participarão de palestras e debates no Café Filosófico e no Salão de Idéias, dois espaços dentro do Theatro Pedro II que receberá parte da programação do evento. Já os 72 expositores que levarão à Feira uma infinidade de livros com preços promocionais estarão instalados em três pavilhões instalados na Praça XV de Novembro, Praça Carlos Gomes e Esplanada do Pedro II abrangendo 16 mil metros quadrados.
A estrutura dos estandes dos expositores foi reformulada com relação às outras edições para receber um público superior a 400 mil pessoas, uma quantidade que quase se iguala ao número de habitantes da cidade – 600 mil. Além do público de Ribeirão Preto a Feira também receberá visitantes vindos de mais de 100 cidades em um raio de 150 km de Ribeirão Preto e de outros estados.
Já entre as mais de 60 apresentações musicais, estão artistas locais, orquestras, corais e shows com grandes artistas da MPB que figuram na programação da Feira que abre diariamente às 09h00.
Investimento e empregos
Cerca de 800 pessoas estarão trabalhando para que esta efervescência cultural aconteça, incluindo monitores, seguranças, limpeza, montadores, policiais, expositores entre outros. O investimento total na infra-estrutura, shows, palestrantes e a contratação de mão-de-obra para trabalhar no evento soma o valor de R$ 2.173.100,00.
Homenagens e presenças internacionais
Em 2009 a Feira homenageia o Chile, o estado do Amazonas, a poetisa Cora Coralina e o patrono será o escritor e também idealizador da 1º Feira do Livro Galeno Amorim. Do estado do Amazonas, quatro importantes expoentes da cultura estarão presentes na Feira: Thiago de Mello, Sérgio Augusto Freire, Milton Hatoum e Márcio Souza.
A Feira de Ribeirão também ganha repercussão internacional neste ano já que receberá vindos do Chile e de Cuba a cantora Tita Parra e os escritores Luis Sepúlveda, Luis Aguilera, Tito Alvarado e Tirso Saenz. De Portugal virá João Camilo dos Santos e da Itália Giovanni Ricciardi.
Autores Confirmados
Entre os nomes brasileiros que passarão pelos 11 dias do evento estão: Xico Sá, Marcelo Rubens Paiva, Mário Prata, Maurício Kubrusly, Pasquale Cipro Neto, Augusto Cury, Ali Kamel, Carlos Heitor Cony, Carola Saavedra, Cristovão Tezza, Fernando Morais, Frederico Barbosa, José Hamilton Ribeiro, João Carrascoza, Luiz Felipe Pondé, José Miguel Wisnik, Lourenço Mutarelli, Marcelo Mirisola, Márcia Tiburi, Marçal Aquino, Moacyr Scliar, Martha Medeiros, Pedro Bandeira, Ricardo Kotscho, Sérgio Freire, Zuenir Ventura, dentre outras dezenas de escritores já confirmados.
Novidades
Inúmeras novidades envolvem esta 9ª Feira, algumas delas estarão na Praça Carlos Gomes que terá espaços temáticos especiais. Um destes espaços fará homenagem ao museu da poetisa Cora Coralina, que se localiza na cidade de Goiás. Outra novidade será a comemoração do Ano Internacional da Astronomia, que transformará a praça em um observatório com telescópios disponibilizados pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), onde será possível ver o planeta Júpiter e aglomerados de estrelas distantes milhares de anos-luz da Terra, além de um planetário com imagens projetadas a 180º.
A Praça também receberá a “Cidade do Livro”, um projeto itinerante, voltado ao público infantil, que promove um passeio cultural e educativo com atividades, personagens e cenários incentivando à leitura. Reunindo educadores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, a Feira do Livro promoverá o Simpósio “Ciência, Literatura e Cultura”, que durante um dia todo debaterá assuntos envolvendo cultura, literatura, jornalismo científico e astronomia.
A Feira conta também com dois prêmios literários “Prêmio Literário Cora Coralina” e “Prêmio Rubem Cione de Ciência, Literatura e Cultura”, ambos tiveram as inscrições abertas entre março e abril e os prêmios serão entregues durante o evento.
Shows palco da Esplanada:
Na música, será possível acompanhar a céu aberto e em frente à bela esplanada do Theatro Pedro II, shows gratuitos com Adriana Calcanhoto, João Bosco, Lenine, Luiz Melodia, Oswaldo Montenegro, Paulinho da Viola, Maria Rita, Vanessa da Mata, Paula Toller, Tita Parra, Ná Ozzetti, Mulheres de Hollanda, Toquinho e MP4, além de shows locais em diversos espaços da feira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O resumo de 52 palestras dos intelectuais que compareceram à Feira do Livro se encontra em meu blog http://jw-azevedo.zip.net
ResponderExcluir