quinta-feira, 25 de junho de 2009

A COZINHA “CANTA” JÁ PERCEBERAM?

Família, gula, dedicação e amor esses foram alguns dos ingredientes que a chef de cozinha Samantha Aquim trouxe para o Café com Letras de hoje, dia 25, na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.
A espevitada e muito simpática chef de cozinha, logo dispensou o microfone e iniciou o bate-papo pra lá de prazeroso. A última das Aquim a se render a gastronomia e a entrar para o negócio que nasceu e cresceu dentro da família, explicou que tudo aconteceu naturalmente e sem esperar. Ela, que se formou em psicologia, teve sua primeira experiência no mundo da gastronomia quando foi para a Itália passar férias. “Na verdade eu queria ir para o Egito, mas a minha mãe preocupada com o terrorismo (risos) me fez mudar de ideia e fui com ela para a Itália e lá tive o meu primeiro contato com a culinária”, conta a chef.
Samantha Aquim que se formou na escola francesa “École Lenôtre” e é especialista em chocolate contou que tem muito orgulho quando coloca o uniforme de cozinheira. “Sinto um orgulho da beleza da profissão, pois você é responsável pela cozinha e também pela felicidade daquela pessoa que vai experimentar a iguaria que você preparou”, concluiu.
Jean Bernard FischPan, Brillat-Savarin e até o técnico da seleção brasileira de volei masculino, Bernadinho foram citados durante o bate-papo, mas Samantha se derreteu ao falar do chef francês Joel Robuchon que para ela é o “papa” da cozinha mundial. “Eu lavava folhas de alface e cortava folhas de louros, com um sorriso no rosto de felicidade, quando fiz um estágio com Joel Robuchon, para mim ele é o máximo”, disse Aquim.
Para finalizar ela contou um segredinho: Qual a sua comida predileta, Samantha?
"- Espaghetti com molho de tomate, é irresistível."

Nenhum comentário:

Postar um comentário