segunda-feira, 22 de junho de 2009

Simpósio de “Ciência, Literatura e Cultura”

Na manhã de segunda-feira (22) foi aberto o Simpósio de “Ciência, Literatura e Cultura”, na Feira Nacional do Livro de Ribeirão, e que se estende durante todo o dia com atividades voltadas para o pensamento científico e cultural. No cerimonial de abertura, a Dra. Rosemary Conceição dos Santos falou sobre o seu empenho e do Dr. José Aparecido da Silva em criar o simpósio com o apoio da Feira do Livro.
O primeiro convidado do evento foi o Dr. João Camilo dos Santos, do Centro de Estudos Portugueses da Universidade da Califórnia – Santa Bárbara (EUA). Ele falou um pouco de sua história particular, entre Portugal, Suíça, França e E.U.A e sobre a implantação do ensino da língua portuguesa nas universidades do mundo. “O ensino da Literatura está em crise. Não há alunos”, disse o palestrante.
Sobre literatura contemporânea, ele foi incisivo: “Não compete ao governo promover o escritor atual. Isso compete às editoras e aos leitores”, afirmou Santos.

MESA TEMÁTICA DE CULTURA
A Mesa Temática de Cultura recebeu figuras importantes para Cultura Brasileira, uma delas, foi Regina Zilberman, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que falou sobre o romance “Vidas Secas”, abordando a relação de dificuldade do personagem principal, com a linguagem, expressão, escrita e leitura.
Já Gerson T. dos Santos, da UNICASTELO, fez uma perspectiva semiótica da relação entre a cultura e o sagrado. Para ele, cultura é tudo aquilo que esta relacionado a cultura da terra, por meio de educação de boas artes (como poesia, eloqüência e filosofia).
“O cinema como Literatura do Mundo”, foi tema abordado por João Anzanello Carrascoza, da USP, que citou o cinema como uma leitura de mundo e a leitura como uma construção da própria cidadania.

MESA TEMÁTICA JORNALISMO
A Mesa Temática discutiu assuntos ligados ao Jornalismo Científico, entre os convidados, estava o jornalista da Folha de São Paulo, Marcelo Leite, que abordou o tema “Ciência, use com cuidado”, que é título também de seu livro que reflete a convicção de que a ciência e a tecnologia devem ser apreciadas pelo público com senso crítico.
Para Marcelo, a ciência é importante demais para ser desfrutada apenas por cientistas, por isso sua dedicação em jornalismo científico.
Francisco Belda, da USP de São Carlos, mostrou através de slides como se faz uma divulgação científica multimídia e interativa e ainda apontou porcentagens como a de que 41% dos brasileiros se dizem interessados pela ciência.
Já o terceiro participante, José Aparecido da Silva, da USP de Ribeirão Preto, abordou o tema “A importância da divulgação do Conhecimento Científico”, que na última década tem sido bastante divulgado, mas que em sua opinião ainda pode se aprimorar muito mais.

MESA TEMÁTICA LITERATURA
Três grandes nomes da literatura brasileira enriqueceram o público com seus vastos conhecimentos, o primeiro deles, Eric Mitchell, da UNICAMP abordou o tema “O jogo narrativo nas novelas de Hilda Hilst”.
Já Mario Luiz Frungillo, também da UNICAMP contou a “Arte e política de Thomas Mann”, que foi o principal romancista da história alemã e combateu o nazismo de todas as maneiras possíveis.
E por fim falando de poesia, Frederico Barbosa, abordou em sua palestra o tema “Visões da Poesia Contemporânea Brasileira”, onde foi discutidos conceitos de "poesia de invenção" e "poesia pós-concreta".

ENCERRAMENTO
O encerramento do Simpósio “Ciência, Literatura e Cultura” foi realizado pelo jornalista e professor aposentado da ECA-USP, Carlos Manoel Chaparro.
O jornalista trouxe para o debate o tema, “O Autor, o Narrador e o Outro”, nos deveres e prazeres da interação, - onde mostrou a diferença do jornalismo e da literatura dentro da comunicação. Chaparro ressaltou ainda a importância da linguagem narrativa e do papel do jornalismo moderno na história da humanidade.
“A tecnologia propiciou novas formas de interagir com o leitor, e é um grande avanço na democracia, pelo direito de falar e uma poderosa ferramenta de transformação no espaço público”, diz.

No final aconteceu a entrega do Prêmio Rubem Cione de Ciência, Literatura e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário