terça-feira, 23 de junho de 2009

Estandes Permanentes da 9ª Feira Nacional do Livro despertam a curiosidade do público

O alvoroço toma a frente do estande Cidade do Livro, localizado na praça Carlos Gomes. Crianças esticam os bracinhos para colocar a pulseira de identificação que dá acesso à brincadeira. Logo se percebe o porquê de tanta agitação. “É um passeio de incentivo à cultura, que mostra para a criança que a leitura não é uma coisa chata” afirma a coordenadora do projeto, Leslie Assunção Sabino.
Na Cidade do Livro, personagens inteligentes e engraçados interagem com as crianças que, com as atividades, aprendem sobre educação alimentar e a importância da leitura. Do lado de fora, a tia de Rafael Vinicius e Lucas Alexandre, Rosalina de Paula, espera pelos sobrinhos. Para ela, a proposta se mostra criativa e segura. “Essa feira ficou muito legal em nível de oferta para a criançada” ressalta.
Outra opção para as crianças, mas que tem rendido um bom público adulto, é a Casa de Cora Coralina. A contadora de histórias e cantora Tina Oliveira, faz referência à infância da escritora homenageada este ano pela Feira do Livro, e recebe os visitantes em um ambiente com ilustrações divertidas na casa, que foi construída especialmente para a feira. “Estou muito feliz, juntei as coisas que me interessavam, conversei com pessoas que conheceram Cora Coralina e esse projeto me emociona. O público tem gostado e participado” afirma Tina.
Para os que gostam de astronomia, ou para os que nunca tiveram a oportunidade de olhar para o céu através de um telescópio, uma equipe da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos) está instalada na praça Carlos Gomes para atender os interessados. A praça abriga também o Planetário, uma viagem de 40 minutos por planetas e estrelas dentro de uma bolha inflável. Ambas as atividades acontecem em comemoração ao ano Internacional da Astronomia.
O Sebrae realiza um passeio pelo mundo do mercado de trabalho. Numa linguagem ao alcance de todos, o Túnel do Empreendedorismo tem à disposição brinquedos infláveis, palhaços e atividades que explicam as 10 características de um bom empreendedor.
Desde 2001 o Cinema Cultural está presente na Feira do Livro. Os filmes são selecionados pela ONG São Paulo Film Commision - Estúdios Kaiser e fazem link com a literatura. Este ano, a sala dispõe de 99 lugares e o público pode conferir filmes nacionais, internacionais, curtas e documentários.
Além das atividades citadas, a programação dos estandes permanentes oferecem também, Contadores de Histórias, Inclusão Digital, Exposições Fotográficas, Instalação Artística, Ônibus da Ciência, Tempo do Livro, Estande dos Autores Locais e Palavra Mágica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário