Celso Antunes, especialista em Inteligência e Cognição e mestre em Ciências Humanas, revelou, hoje, durante sua participação na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que, para ter uma educação de boa qualidade, o Brasil precisa estruturar o ensino baseado, principalmente, em quatro pilares.
“A ordem deles não é hierárquica. Mas, toda prática escolar precisa estar calcada em conteúdo, atitude do professor, interação com os alunos e avaliação. Estamos falando em características plausíveis, que vão contribuir, sensivelmente, para as escolas se consolidarem como centros de formação de pessoas, não só de conhecimento”, assinalou o educador.
Celso Antunes defendeu também que a escola não pode ter somente aula expositiva, com o professor no centro das atenções. “Há mais de 30 maneiras de se dar aula e todos esses formatos diferenciados precisam ser aplicados, de alguma forma, na educação brasileira. Não precisamos inventar a roda, mas utilizar os instrumentos adequados” finalizou.
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Foi um momento muito próspero para a platéia de professores presentes (jovens, na quase totalidade)a palestra descontraida do Professor Celso Antunes. Com humor requintado apontou caminhos, - já desenhados por sua mestre - , por onde devemos qualificar a prática pedagógica.
ResponderExcluirFomos brindados ainda, com a intervenção sempre impecável do Profº José Aparecido e de um jovem estudante de pedagogia impregnado de sonhos. Fato que nós dá ânimo e esperança para trasformar o ensino na escola pública de Ribeirão Preto, quiça do Brasil.
Adorei!